Biossegurança laboratorial: qual sua importância?

Fundamental para a prevenção da saúde no trabalho, a biossegurança caracteriza-se como um compilado de cuidados e medidas que propiciam a proteção de indivíduos comuns e aqueles que se envolvem com atividades biologicamente de risco. Além disso, as normas visam evitar danos ao meio ambiente e à população.

A biossegurança laboratorial ocupa-se com todas as medidas de segurança em instalações laboratoriais, como as corretas práticas de manipulação de materiais, a avaliação de todos os agentes químicos e biológicos utilizados e a qualidade da formação da equipe profissional. A necessidade da biossegurança em laboratórios baseia-se na frequente exposição humana a componentes patogênicos e danosos física e químicamente.

Além disso, são outros tipos de normas de biossegurança em laboratórios: a higienização das mãos, a correta manipulação dos equipamentos de proteção, como jalecos e aventais, a utilização de luvas durante qualquer atividade, o descarte correto de materiais infecciosos, etc.

Em tais cenários de risco, são essas normas de biossegurança, exigidas e fiscalizadas por lei, que garantem a saúde e o bem estar de todos os envolvidos. A não execução destas regras pode acarretar em sérios e irreversíveis danos patogênicos, físicos e biológicos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *