Construção de mais de 40 laboratórios NB3 pelo mundo

Devido a uma recente crítica, feita pela revista The Lancet, às respostas dos governos e outros órgãos durante a pandemia da Covid-19, um avanço mundial foi feito: mais de 40 laboratórios de biossegurança de alto nível começaram a ser construídos em todo o mundo, em países como: Índia, Filipinas e Singapura. Estes laboratórios de biossegurança irão possuir a função de realizar a manipulação e estudo de microrganismos pertencentes a quatro classes de riscos.

A iniciativa foi tomada devido à inexistência de tais laboratórios de alta segurança em diversas regiões mundiais, que foi evidenciada durante a pandemia, uma vez que os estudos de microrganismos de alto poder contaminação, como o novo coronavírus, exige este tipo de instalação. De acordo com a ministra da saúde e bem estar da família da Índia, a pandemia expôs a fraqueza dos sistemas de saúde em todo o mundo em reconhecer e responder a ameaças emergentes na saúde pública.

Os planos da Índia estão entre os mais ambiciosos. O país está em processo de construção de cinco instalações NB3 e está planejando pelo menos mais nove. Quatro instituições também disseram que construirão laboratórios NB4, o mais alto nível de contenção. A Índia atualmente tem apenas uma instalação desse tipo em operação. E o governo se comprometeu a construir quatro novos institutos nacionais de virologia, dois dos quais também lidarão com patógenos NB4.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *