Fiocruz divulga estrutura detalhada do vírus monkeypox

No último mês, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FioCruz) divulgaram o mais recente resultado de suas pesquisas: a estrutura detalhada do vírus monkeypox. Na imagem, é mostrado o exato momento em que uma célula sofre processo de degeneração após infecção pelo vírus monkeypox.

Além disso, também é possível visualizar a ultraestrutura da célula após a replicação do patógeno, mais precisamente durante sua infecção no citoplasma, região onde se encontra o núcleo, responsável por guardar o material genético da célula.

Para a captura do efeito citopático em monocamada, como é chamado cientificamente, foi realizada a inoculação da amostra clínica de um paciente infectado em células de linhagem Vero, modelo frequentemente utilizado para ensaios in vitro e isolamento viral.

Todas estas descobertas e avanços só foram possíveis graças ao laboratório de biossegurança nível 3 (NBA3) do IOC/Fiocruz, que conta com infraestrutura altamente segura e preparada para lidar com este tipo de agente patogênico de forma controlada. Neste sentido, a Biosafe Brasil destaca-se como uma das principais atuais líderes do mercado, oferecendo toda a sua expertise e suporte para a instalação de laboratórios de pesquisa NB3 em todas as regiões do país. Para maiores informações, entre em contato com nossa equipe de especialistas.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *