Primeiro laboratório de biossegurança NB3 no interior de Santa Maria (RS)

Na segunda quinzena de agosto será inaugurado o primeiro laboratório NB3 de neuroimunologia, dentro das instalações da Universidade Federal de Santa Maria, a UFSM, no Rio Grande do Sul. O laboratório de biossegurança da instituição será o primeiro do interior do estado a realizar pesquisas com cepas vivas do coronavírus. A manipulação do microrganismo classificado como de risco três será possível graças ao nível de contenção do espaço, que é considerado um dos mais altos no quadro.

Para trabalhar com microrganismos, os laboratórios de biossegurança precisam atender a uma série de requisitos de segurança com base no nível de contenção determinado. As características do nível três preveem a adoção de boas práticas junto com aplicação de barreiras físicas primárias como cabine de segurança biológica e equipamentos de proteção individual, e secundárias, que envolvem o desenho e construção de uma estrutura especial.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o laboratório NB3 tem tecnologia de elevado nível de biossegurança, o que significa que há filtros de controle de pressão que permitirão trabalhar de forma segura, sem oferecer risco aos pesquisadores, ao meio ambiente ou à comunidade. E é neste tipo de laboratório de alta segurança que a BioSafe é especialista e oferece seus serviços de consultoria e montagem.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *