O que são laboratórios de biossegurança - NB1, NB2, NB3 e NB4?

Os laboratórios de biossegurança são caracterizados por espaços laboratoriais dotados de uma série de recursos e medidas de proteção contra riscos de contaminação, que se dão, principalmente, através dos testes médicos e/ou científicos de patógenos, assim como produtos potencialmente contaminados. O principal objetivo de um laboratório de biossegurança é oferecer proteção aos profissionais que estão trabalhando naquele local, assim como também, garantir uma proteção ao meio ambiente e a sociedade.

Atualmente, são estabelecidos quatro níveis de biossegurança em laboratórios, sendo estes: NB1, NB2, NB3 e o nível NB4, que são crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção. De acordo com especialistas, o nível de biossegurança em um laboratório será determinado segundo o organismo de maior classe de risco envolvido no experimento.

Laboratório de biossegurança NB1
Este tipo de laboratório destina-se à manipulação de agentes com menor grau de risco para os profissionais e para o meio ambiente. Neste caso, o laboratório não precisar ser separado das demais dependências do edifício. É adequado ao trabalho que envolva agentes que não são conhecidos por provocarem doenças em seres humanos sadios.

Laboratório de biossegurança NB2
Semelhante ao laboratório NB1, este é adequado ao trabalho que envolva agentes de risco moderado para as pessoas e para o meio ambiente.

Laboratório de biossegurança NB3
É aplicável aos locais onde forem desenvolvidos trabalhos com microrganismos da classe de risco 3 ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco 2. Para este nível de contenção são requeridos além dos itens referidos no nível 2, desenho e construção laboratoriais especiais.

Laboratório de biossegurança NB4
O nível de biossegurança NB4 é indicado para o trabalho que envolva agentes exóticos e perigosos que exponham o indivíduo a um alto risco de contaminação de infecções que podem ser fatais, além de apresentarem um potencial elevado de transmissão por aerossóis, classificados como microrganismos da classe de risco 4.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *