Aumento da verba para pesquisa no governo Lula

De acordo com o plano de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), há previsão de retomada dos investimentos nas áreas de ciência e tecnologia. No material entregue pela campanha ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a equipe de Lula considera que ciência e tecnologia “têm um caráter estratégico e central para o Brasil se transformar em um país efetivamente desenvolvido e soberano, no caminho da sociedade do conhecimento”.

O setor de pesquisa e ciência foi um dos que mais sofreu cortes e congelamento de recursos ao longo do governo Bolsonaro. Este ano, a redução foi da ordem de R $1,7 bilhão, e seu orçamento aprovado para 2023 prevê uma queda de mais 21%.

Segundo o plano de governo de Lula, haverá uma recomposição do sistema nacional de fomento do desenvolvimento científico e tecnológico. O fomento público aconteceria por meio de fundos de agências estatais, como o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior). Lula também afirma que é necessário “fortalecer o SNCTI (Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) para que a sociedade usufrua dos benefícios do processo de geração de conhecimento”.