Novo laboratório de biossegurança nível 3 (NB3) na Universidade Federal do Pernambuco

Fundamental para a prevenção da saúde no trabalho, a biossegurança laboratorial caracteriza-se como um compilado de cuidados e medidas que propiciam a proteção de indivíduos comuns e aqueles que se envolvem com atividades biologicamente de risco em laboratórios. Além disso, as normas visam evitar danos ao meio ambiente e à população. E é sobre esse assunto e a inauguração de novo laboratório na UFPE que a equipe da BioSafe – Biossegurança do Brasil fala nesse artigo.

Foi pensando na grande importância de tais medidas de biossegurança em laboratórios e claro, no aprimoramento das pesquisas científicas, que a UFPEUniversidade Federal do Pernambuco inaugurou, no início deste ano, um laboratório preparado para pesquisa com microrganismos de risco biológico de classe 3, causadores de doenças como a Covid-19. O laboratório fica no núcleo de pesquisa e inovação terapêutica Suely Galdino (Nupit SG), no campus Recife.

O novo laboratório de biossegurança Nível 3 (NB3) trata-se de um espaço altamente seguro, completo e estruturado para o desenvolvimento de estudos com microrganismos altamente contagiosos e infecciosos, como é o caso do vírus causador da Covid-19. O novo laboratório conta com cabines de segurança biológica, citômetro de fluxo multiparamétrico, centrífugas e incubadoras biológicas, entre outros equipamentos para receber as pesquisas que exigem um nível maior de segurança na manipulação de microorganismos.

E a BioSafe Brasil teve importância máxima na criação e implantação do laboratório, ao participar do edital, sendo a empresa de biossegurança laboratorial responsável pelo desenvolvimento e montagem do laboratório, que representa um enorme avanço não somente para a instituição de ensino, mas para toda a área de pesquisa científica e tecnológica do Brasil.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *