Biosafe Air System em Laboratórios de Pequeno Porte para Manipulação de Patógeno Tuberculose.

A Biosafe Brasil é desenvolvedora de um sistema de engenharia – BIOSAFE AIR SYSTEM, aplicado principalmente em laboratórios NB3 de pequeno porte e baixo custo, para a manipulação – por exemplo – do patógeno da Tuberculose.

O Biosafe Air System consiste em manter um ambiente refrigerado por meio de máquinas de ar condicionado com 100% de insuflamento de ar externo, por meio de dutos e difusores de insuflamento no ambiente interno do Laboratório NB3 e um outro sistema de controle de pressão negativa por meio de exaustor. Todos os controles de temperatura e pressão são feitos de forma simples e direta em sistemas single loops, desenvolvidos especificamente para estes sistemas. Infraestrutura de baixo custo ideal, a exemplo da manipulação de patógeno Tuberculose.

Devido ao grande tempo de desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de engenharia, tais como: projetos de arquitetura, hidráulica, ar condicionado, elétrica e automação, tornava-se inviável a instalação de laboratórios de pequeno porte e diante desta necessidade de mercado o Biosafe Air System foi desenvolvido para aplicações em ambientes biocontidos e de dimensões pequenas a partir de 15m², sendo um sistema de engenharia agregado com 100% de tecnologia nacional, permitindo a rápida confecção e instalação e principalmente com o baixíssimo custo de instalação.

Atualmente há uma grande necessidade de instalações de laboratórios de pequeno porte, tal como os Laboratórios NB3 para manipulação do patógeno Tuberculose, com características ímpares e de grande potencial para instalação do Biosafe Air System, podendo ser instalado em prazos inferiores a 2 meses e principalmente com baixíssimo custo, sem perder nenhuma característica legislativa ou normativa.

Com esse sistema a Biosafe busca preencher uma lacuna em todo o território nacional para dar mais condições de Biossegurança aos Laboratórios de pesquisa, análise e até mesmo de produção com a aplicação de um sistema que hoje também denominamos “Sistema de Despressurização”.