Laboratório Nível 3 para Tuberculose

A Mycobacterium tuberculosis é classificada como agente classe de risco 3, segundo a Classificação de Agentes Biológicos, Ministério da Saúde, 3a edição, 2017, assim como em diversas normativas internacionais.

Estudos realizados no Brasil e no exterior, demonstram que os profissionais da área da saúde tem o risco de infecção maior que a população geral e a incidência de tuberculose em equipe do laboratório, numa instituição de saúde, é três a cinco vezes maior que entre o restante do pessoal.

A principal via de infecção é aérea, pois o indivíduo se infecta através de aerossóis – gotículas dessecadas de material de material liquido contendo bacilos, com dimensões de 0,3 µm e que ficam suspensos no ar.

O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) e o NIH (National Institutes of Health) classificam os laboratórios para diagnósticos e/ou pesquisa de M. tuberculosis no nível 3 de biossegurança (NB3), nível onde os agentes patogênicos causam doenças que podem ser fatais e que são transmitidas pela via aerógena.

As demais espécies desse gênero, que tem apresentado relevância em patologia humana no Brasil, estão incluídas no risco 2 e são geralmente manipulados em laboratórios de tuberculose.

Atualmente o Brasil possui um número extremante baixo de laboratórios de biossegurança nível 3 – NB3, devido ao seu alto custo de implantação e manutenção, e geralmente pesquisas e diagnósticos desses agentes são realizados em ambientes inadequados e com altíssimo risco infecção, além de estarem totalmente em discordância com a legislação vigente.

Diante deste triste fato, a Biosafe Brasil, lança seu mais novo produto: O Biosafe Air System. Trata-se de um sistema de despressurização de ar ambiental microprocessado com filtragem absoluta, que transforma sua área em um Laboratório de Biossegurança Nivel 3 – NB3 de baixo custo para manipulação do M. tuberculosis.

Um sistema modular revolucionário, desenvolvido especialmente para esses agentes, de rápida instalação e de baixíssimo custo, e o mais importante, em plena concordância com a legislação e normativas vigentes.