O que é NB3?

NB3 é um conceito advindo do universo de práticas e serviços da biossegurança e diz respeito à segurança de indivíduos que trabalham dentro de laboratórios e da segurança do meio externo.

Os Laboratórios de Biossegurança NB3, nível de biossegurança 3, são ambientes destinados à manipulação de agentes patogênicos. Seus agentes podem contaminar os usuários ou pesquisadores do laboratório, e por isso existe a importância e a necessidade de se garantir um ambiente capaz de proteger os usuários e o meio externo desses patógenos.

Para que este ambiente NB3 seja considerado bioseguro e de contenção biológica, deve-se aplicar sistemas de engenharia que permitam um fluxo de ar direcional – desde o ambiente externo do laboratório em direção até o sistema de exaustão por filtragem absoluta –, sistema de energia suplementar, controle de acesso, redundância principalmente no sistema de exaustão, entre outros, não desprezando a redundância nos demais sistemas. O controle automático e eficaz da pressão, temperatura e umidade são, em linhas gerais, o escopo de funcionamento e engenharia de um NB3.

Com todo o aparato de engenharia embarcado, é possível afirmar que os Laboratórios NB3 oferecem condições de biossegurança para que usuários e pesquisadores desenvolveam suas atividades nestes ambientes com a máxima segurança.